CRIXÁS: As obras não param

Política

CRIXÁS: As obras não param

Carlos Antônio

Jornalista
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal CRIXÁS: As obras não param

No último dia 29/06 o Govenador Ibaneis Rocha entregou mais 345 unidades habitacionais no Parque dos Ipês (Crixás), nessa primeira etapa são ao todo 7 condomínios totalizando 1904 unidades. As assinaturas dos contratos e entregas de chaves ainda estão no condomínio III, mas já acendeu o sinal amarelo da população que mora no outro lado do Raios de Luz, no rabo do peixe.

Rabo do Peixe

O restante do empreendimento é apelidado pelo alto escalão do governo como “rabo do peixe”, que contará com toda a área de preservação ambiental, espaços para equipamentos públicos e mais 5 condomínios que somados com o da primeira etapa, totalizarão 3120 unidades habitacionais.

A não continuidade do projeto implicariam em muitos problemas para o GDF, incluindo processos administrativos e também o impacto nos programas habitacionais do governo, que desde a sua concepção em 2013 estão nos planos do Governo.

Projeto do Raios de Luz

Atualmente o projeto funciona Chácara 64, Zumbi dos Palmares, bem no caminho do novo empreendimento.

O Centro de Promoção Humana e Social Raios de Luz, é uma Instituição que nasceu em São Sebastião com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidadesocial e individual pelo fato de ficarem sozinhos em casa e na rua, fora do período escolar, enquanto pai e mãe trabalham.

Para a continuação do empreendimento a construtora está construindo o Raios de Luz em um novo local, o mesmo local que em janeiro de 2016 a AGEFIZ (atual DFLEGAL) retirou 68 casas em uma área que pertence ao GDF.

Clique e reveja a matéria da operação de derrubada

Com a retirada as edificações do atual Raios de Luz, a construtora poderá concluir as obras restantes do contrato atual com a CODHAB.

Obras de esgoto

No dia 26 de junho de 2020, a CODHAB anunciou a vencedora da licitação de obras de ESGOTO, AGUÁ E DRENAGEM para o novo bairro, a obra e classificada como “obras externas” necessárias para o pleno funcionamento de todo o bairro, o valor da licitação e de R$ 9,5 milhões de reais. As obras serão executadas pela CENTRAL ENGENHARIA e ainda não foram iniciadas.

O esgoto do novo empreendimento será levado para o centro de tratamento da CAESB localizado no morro azul, é previsto a construção de uma estação elevatória para que o projeto seja viável. As águas pluviais (chuva), serão descartadas nos afluentes próximos. Os tanques para reter e dar vazão às águas da chuva já estão prontos em cada condomínio.

Duplicação e Balão do São Francisco

Outras obras já são planejadas pelo GDF, também esperada pela construtora, e parte da duplicação da BR-473, com as novas famílias se mudando para o empreendimento, as complicações no transito já são visíveis no trevo que faz junção de 3 bairros São Francisco, São José e o Crixas. A avenida também em usada para acessar o Zumbi dos Palmares e também a principal rota de saída para Unaí.

Mata

Para a concepção do projeto, foi destinado duas áreas de mata preservada, e a criação de áreas verdes totalizando 15,7hc.

Equipamentos Públicos

Outro requisito obrigatório em qualquer parcelamento urbano, e a destinação de áreas para equipamentos públicos, as construções serão instaladas no futuro, vários órgãos do governo são necessários para o atendimento da nova população. Uma escola já foi construída e já está pronta para o uso.

Tudo indica que o projeto irá continuar, a associação dos moradores do morro da cruz diz que é contra a continuação do bairro, pois a área ocupada hoje, habita cerca de 900 famílias. O grande desafio do GDF é saber o que fazer com aquelas famílias que residem.

Em uma live, o Administrador de São Sebastião Alan Valim e o presidente da CODHAB Wellington Luiz, afirmam que as obras irão continuar, “não sabemos quando ou como, mas vão continuar”. Confira a live nesse link.

Em oura live o Administrador Valim não afirma a retirada das famílias e diz estar em diálogo com os órgãos para uma solução para o impasse.

Fotos: Mozart - Drone no Ar

Siga Carlos Antônio no Instagram e Facbook
Instagram: @carlosantoniodf

Facebook: @carlosantoniodf

YouTube: @carlosantoniodf